Translate
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
Dicas, tudo sobre Tucunaré
O tucunaré procura sempre um lugar para se ocultar e ficar na defesa de sua prole ou à espera de um peixe menor que serva como sua presa. Sendo assim, troncos caídos, copa de árvores submersas, pedras e vegetação que conhecemos como "tranqueiras" são pontos de início para a procura destes peixes. Mas sempre é importante ressaltar que na natureza nada á previsível, portanto se você estiver embarcado, trabalhando sua isca artificial em direção às "tranqueiras" das margens, arrisque de vez em quando virar sua mira e pinchar na represa limpa. Há grandes chances de travar um grande tucunaré azul que esteja em águas mais profundas. As estruturas citadas acima são encontradas em braços de represa, grotas, canais, áreas próximo à ilhas, barrancos, ou seja, lugares abrigados de vento e que não deixam a água mexida, facilitando o andar do barco e o trabalho das iscas artificiais.
TÉCNICA DO 8 (OITO) - quando o tucunaré persegue a isca até a borda do barco, recomenda-se que o pescador solte a fricção da linha e execute o movimento de um oito com a isca dentro da água - se o bicho ferrar, prepare-se para a correria!!!
Existe uma preferência de se segurar o tucunaré pela boca. Em Goiás, a raladinha no dedão é a marca registrada do pescador de tucuna. Recomenda-se fazer isso quando estiver usando moscas; com plugs, nem pensar.
Não sou favoravel a se utilizar isca natural para pescar os tucunarés. Nas regiões em que estive onde se pesca dessa forma, fica bastante difícil pescá-lo com as artificiais, que é muito mais esportivo. Há também o risco do tucunaré embuchar o anzol, o que torna sua soltura bem mais arriscada. Nos lugares em que vi este estilo, deu para perceber que ele é utilizado para compensar a falta de habilidade dos pescadores com o trabalho das artificiais. Acho mais interessante e saudável se ensinar o pescador a pescar do que arrumar uma maneira menos esportiva de pesca. É só parar de se pescar desta forma que os tucunarés voltam a atacar normalmente as artificiais.
RECOMENDAÇÃO DE LEITURA. Um dos melhores livros brasileiros sobre o tucunaré(pesca, peixe, iscas, pontos, etc) é TUCUNARÉ: UMA PAIXÃO (INTER)NACIONAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário